Duo Gabriel Improta e Almir Côrtes

Event Info

19:00
27/10/2017
Auditório Radamés Gnattali

 A música brasileira é ampla e está plena de cruzamentos e tensões entre entre a cultura letrada e a cultura popular, entre os processos nacionais e estrangeiros de criação e entre a prática da música instrumental e da canção. O duo formado por Gabriel Improta (violão) e Almir Côrtes (bandolim) desenvolve o seu repertório e arranjos a partir desta rica posição presente no campo musical brasileiro. O repertório é composto por peças autorais e obras como Minha vez (Pixinguinha), Search for Peace (McCoy Tyner), Eu vim da Bahia (Gilberto Gil) e Coisa n. 6 (Moacir Santos).

 

 Gabriel Improta é violonista e cientista social. É Bacharel (1996/2002) e Mestre (2005/2007) em composição musical pela UNIRIO. Concluiu em 2015 o Doutorado em Ciências Sociais, na PUC-RIO. Estudou música no GIT, Musicians Institute, em Los Angeles, EUA (2002/2003). Atua há duas décadas junto a artistas da música brasileira como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Roberto Carlos. Lançou três CDs como solista, arranjador e compositor (2003, 2011, 2016).

Almir Côrtes vem do recôncavo baiano, da cidade de Santo Antonio de Jesus. É instrumentista (bandolim/violão), graduado em violão pela UFBA (2003), Mestre (2006) e Doutor (2012) pela UNICAMP na área de Performance. Possui cinco CDs lançados e tem realizado concertos e oficinas no Brasil e no exterior, com especial destaque para sua participação no evento: Latin American Culture Celebration (2010), promovido pela Berklee School of Music. Já dividiu o palco com artistas como Nailor Proveta, Armandinho Macedo, Mike Marshall e Howard Alden. Atuamente é Professor da UNIRIO.


    

                                                                        

                  

 

 


Mídias:

 

curta nossa página

Parceiros: