Jonas Hocherman Septeto

Event Info

19:00
17/10/2017
Auditório Radamés Gnattali

Liderado pelo compositor, arranjador e trombonista carioca Jonas Hocherman, o Jonas Hocherman Septeto é uma proposta de música instrumental de câmara que se desenha no diálogo entre a música popular brasileira e a música de concerto (erudita).

 Influenciado por músicos como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Cartola, Piazzolla, Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, Egberto Gismonti, Debussy, Stravinsky, entre outros, esse trabalho é fruto de uma extensa pesquisa de sonoridades que o músico vem desenvolvendo há mais de dez anos, profundamente marcada por sua experiência com a ItiberêOrquestra Familia. ́ Trata-se de um septeto pouco convencional, formado por um quinteto de cordas – dois violinos, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo – e dois trombones. A sinergia das cordas do quinteto, formado por instrumentos tão similares entre si, com o trombone, instrumento de timbre tão diverso, é pouquíssimo explorada no repertório tradicional e, provavelmente, inédita no Brasil. São muito raras as obras escritas para essa formação, assim como não há registro de gravação ou composição brasileira para trombone e quinteto de cordas, nem para quinteto de cordas e duo de trombones.

 Cercado de seis experientes músicos e inspirado pelos múltiplos timbres e texturas que essa formação enseja, Jonas Hocherman explora nos instrumentos que compõem seu inusitado
septeto elementos tanto da música erudita quanto da música popular brasileira. Da música popular, ouvem-se caracteristicas harmônicas e rítmicas; da m úsica erudita provêm as ideias de contraponto e orquestração. Esse diálogo entre estilos é a assinatura de suas composições e arranjos, que combinam gestos e ritmos tradicionais com técnicas expandidas, sonoridades modernas e ricas paletas harmônicas.

                                                                                                                                    

                   


Mídias:

 

curta nossa página

Parceiros: