Quem somos

Criado em 1999 por um grupo de músicos, produtores e artistas, o Instituto Casa do Choro é uma instituição atuante no terreno da educação musical, preservação e divulgação da música popular carioca, em especial o choro. Suas atividades são voltadas para a formação de plateias e de músicos profissionais, manutenção, conservação e divulgação de acervos, catalogação, registro e preservação da memória musical.

A presidente do Instituto é a cavaquinista, compositora e produtora Luciana Rabello, que desde 1976 trabalha e defende essa cultura. O vice-presidente é o compositor, arranjador e violonista Mauricio Carrilho que, assim como a parceira Luciana, trabalha em prol da divulgação e preservação do gênero também desde 1976. Ambos são criadores do projeto Escola Portátil de Música (juntamente com Alvaro Carrilho, Celsinho Silva e Pedro Amorim) e da gravadora Acari Records - a primeira a única especializada em choro.  Essas ações conjuntas contribuem de forma definitiva para a preservação, renovação e divulgação dessa cultura no cenário nacional e internacional, durante esses já longos anos de atuação. Na diretoria do Instituto encontram-se ainda os músicos Celsinho Silva, Jayme Vignoli e Paulo Aragão.

O Instituto é o realizador do projeto Escola Portátil de Música que, desde o ano 2000, forma jovens e adultos dentro da linguagem do choro, tendo atendido a mais de 13.000 alunos do Brasil e do exterior.

Além do seu núcleo fixo, que atende a cerca de 1.000 alunos por ano, A EPM tem seus núcleos portáteis nos quais ex alunos, hoje formados professores, levam a didática inovadora do projeto a diversas comunidades carentes do Rio de Janeiro.  Em 2012, foi inaugurada a primeira filial internacional da EPM, no Conservatório de Música de Roterdam, Holanda, que vem apresentado expressivos resultados, divulgando a nossa cultura e consolidando-se como verdadeira fonte de divisas nacional.

Promove ainda, desde dezembro de 2004, o Festival Nacional do Choro que em 2004 e 2006 foi realizado na cidade de Mendes (RJ), e em 2007 e 2008 em São Pedro (SP), atraindo em cada edição mais de 250 alunos de todo o Brasil e mais de 20 de outros países (como Estados Unidos, Japão, Argentina, Suíça, França, Espanha, África do Sul). Em 2010, o V Festival Nacional de Choro foi realizado nas cinco regiões do Brasil, juntamente com o lançamento da série de CD´s “Choro Carioca – Música do Brasil”, em parceria com a gravadora Acari Records. Em 2015, com patrocínio do BNDES, o VI Festival Nacional de Choro aconteceu em abril como evento de inauguração da Casa do Choro. Em 2016, também com patrocínio do BNDES, aconteceu o VII Festival Nacional do Choro em homenagem aos 70 anos do pianista Cristóvão Bastos.  

A Casa do Choro possui um acervo de mais dezesseis mil partituras de compositores dedicados ao gênero desde o século XIX, mais de dois mil discos de 78 rotações e LPs, além de vasto material bibliográfico e iconográfico relativo a este universo.  A catalogação, digitalização e editoração desse acervo - assim como toda a estrutura necessária à sua disponibilização ao público, teve o patrocínio do BNDES..

 Em 2015 é inaugurada a Casa do Choro, na Rua da Carioca, centro da cidade berço dessa cultura - o Rio de Janeiro, consolidando-se como centro de referência da matéria para músicos, pesquisadores e amantes do Choro de todo o Brasil e do mundo.  No Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim, da Sala Herminio Bello de Carvalho, na Casa do Choro - será disponibilizado fisicamente todo o acervo deste site.

O imóvel tombado onde está localizada a Casa do Choro foi cedido a este Instituto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2009 e as obras de restauro e reforma tiveram patrocínio do BNDES e da Petrobras e o incentivo da Lei Rouanet.

Diretoria Presidente: Luciana Maria Rabello Pinheiro

Vice-presidente: Maurício Lana Carrilho

Secretário geral: Paulo de Moura Aragão

Tesoureiro: César Lana Carrilho

Conselho fiscal: Pedro Caminha de Amorim, Celso José de Silva, Marcílio Marques Lopes

Conselho Consultivo: Jayme Vignoli Rodrigues de Moraes, Ana Rabello Pinheiro, Leonardo Miranda Filho

Estatuto social do Instituto Casa do Choro

Ata da assembleia geral

Contrato BNDES 2013

Declaração BNDES 2013 

Contrato BNDES 2015

Declaração BNDES 2015

Contrato Petrobras


Mídias:

 

curta nossa página

Parceiros: